quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Investimento em Cultura pode trazer belos resultados

Com 0 Comentario

Incomodado de tantas notícias negativas sobre a nossa querida cidade, passei a procurar iniciativas positivas que nos dá muito orgulho de falar que somos moradores de Japeri.

Esta matéria saiu no Jornal Extra e me proporcionou um orgulho enorme dessa cidade, e me fez perceber que Japeri tem jeito.

Alunos de Japeri são reconhecidos no mercado das artes

Andrea Rangel - O Globo
Tamanho do texto A A A
RIO - Há 11 anos, Peter Cohen atua como voluntária na Colégio Estadual Almirante Tamandaré, em Japeri, município com o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Baixada Fluminense. Ela é criadora e professora da Oficina Multiarte, onde dá aulas de pintura a óleo para cerca de 40 alunos. Alguns deles, inclusive, negociam suas obras.

O projeto é um dos estudos de caso do encontro internacional Educação 360, uma parceria dos jornais O Globo e "Extra" com o Sesc, a prefeitura do Rio e a Fundação Getulio Vargas, com o apoio do Canal Futura.

– Eu vim de uma carreira artística, e comecei a ficar entediada em sala de aula – revela Peter, que é bacharel em música e possui licenciatura em dança. – Foi quando decidi levar os alunos ao cinema. Eles ficaram maravilhados. Dos cem estudantes que me acompanharam, apenas dois conheciam uma sala de cinema.

O entusiasmo do grupo foi o combustível para Peter colocar em prática o seu projeto de transformação. Com a ajuda da direção – que forneceu telas, tintas e pincéis – ela formou a primeira turma da oficina, que atende alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental.

– Eu comecei a reconhecer o sucesso do projeto quando um aluno, de apenas 13 anos, ganhou um prêmio de R$ 1,2 mil num concurso de pintura da Marinha – revela Peter. – Foi quando fiquei ainda mais audaciosa, e passei a inscrever os alunos até mesmo em concursos fora do Brasil.

Não demorou muito para o trabalho de Peter ganhar reconhecimento internacional. Em 2011, a aluna Monique Guimarães foi a única brasileira premiada no Concurso Internacional de Pintura Infanto-Juvenil, promovido pelo Memorial Lidice da República Tcheca. A estudante, que na época tinha 13 anos, concorreu com 27 mil jovens do mundo todo.

– A pintura é a base da minha vida, e me deixou mais focada e tranquila – revela Monique, hoje com 17 anos. – O concurso abriu muitas portas. Hoje eu sou convidada para exposições e vendo os meus quadros.

O sucesso do projeto é tanto que existe hoje uma fila de 150 alunos aguardando uma vaga na turma de oficina de pintura. E o mercado também passou a valorizar as obras dos ex-alunos da professora, que são vendidas por preços que variam de R$ 350 a R$ 800.

– Eu tenho ex-alunos com um currículo invejável, que muito artista por aí gostaria de ter – comemora. – Um deles tem até marchand na Itália.

Segundo Patricia Hygino, coordenadora pedagógica da instituição, projetos como o de Peter impulsionam também o rendimento dos alunos em outras disciplinas. Para participar do projeto, o aluno precisa tirar boas notas.

– O projeto Multiarte levou os alunos a estudar, ousar e sonhar. No ano passado, 17 alunos passaram em universidades federais – afirma a diretora.

Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/educacao/alunos-de-japeri-sao-reconhecidos-no-mercado-das-artes-13838155.html#ixzz3DZjtclZR

+1

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.

#Compartilhar

Postagens mais visitadas